Estudantes denunciam má qualidade no restaurante da UFMT, empresa nega

A empresa é a responsável pela alimentação coletiva dos estudantes da UFMT e Cadeia Pública de Barra do Garças.


Por Rota Araguaia em 25/07/2024 às 15:28 hs

Estudantes denunciam má qualidade no restaurante da UFMT, empresa nega
Foto: Divulgação RU UFMT

Redação

Barra do Garças, MT – Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) utilizaram as redes sociais na última semana para denunciar a má qualidade da alimentação servida no Restaurante Universitário (RU) da unidade de Barra do Garças. O serviço de alimentação, oferecido por uma empresa privada licitada, custa R$ 2,50 por refeição para os alunos matriculados, com a universidade subsidiando R$ 17,79 de cada refeição.

O RU é considerado uma das principais políticas de assistência estudantil da UFMT, atendendo a todos os estudantes. No entanto, relatos de alunos apontam para problemas recorrentes na qualidade dos alimentos oferecidos.

Uma estudante, que preferiu não se identificar, relatou à equipe do Semana7 que frequentemente encontra comida crua ou estragada sendo servida. "Almoço e janto no RU pelo menos quatro vezes por semana, e não é a primeira vez que encontro comida nesse estado", contou.

Ela afirmou ter procurado a empresa responsável para resolver a questão, mas sem sucesso. "Eles disseram que eu estava denegrindo a imagem deles e que iam resolver, mas até hoje nada mudou. Continuam servindo carnes assim; quando não é frango cru, é carne cheia de nervos", relatou.

Outra estudante, também anônima por medo de represálias, disse ter encontrado ovos de mosca no frango e foi repreendida ao tentar fazer uma reclamação. "Postei a foto nas redes sociais e marquei a empresa e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O DCE repostou, e a empresa me pediu para tirar a publicação, ameaçando me processar por danos morais se eu não retirasse", afirmou.

Enquanto nossa equipe preparava esta matéria, uma nova denúncia surgiu em um grupo da universidade. Um estudante alegou ter encontrado pedaços de vidro em uma salada servida no almoço desta quinta-feira (25).

Em resposta às denúncias, a empresa Kadeas Refeições Coletivas emitiu uma nota à nossa equipe:

“As proteínas todas são diretas de frigorífico e inspecionadas pelos órgãos competentes, onde temos um açougue exclusivo para a unidade. Todas as dependências da cozinha são dotadas de tela contra insetos e moscas, bem como a dedetização está em dia. Também são feitas constantes fiscalizações pela equipe de gestão de contrato da UFMT. Os alvarás estão todos em dia. Nos colocamos à disposição para visitação da comunidade acadêmica para que conheçam o funcionamento”.

A UFMT e a empresa prestadora de serviços estão sob pressão para investigar e resolver os problemas relatados pelos estudantes, garantindo a qualidade e segurança das refeições servidas no Restaurante Universitário.



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